sexta-feira, 18 de novembro de 2011

os blogs

Os Blogs: uma moda ou um novo meio de comunicação e informação?


Será que o fenómeno dos blogs, pois trata-se de um verdadeiro fenómeno, não é mais do que uma moda ou, pelo contrário, é um novo meio de comunicação e informação que já tem o seu lugar na sociedade e cujo papel é já reconhecido por todos, inclusive pela comunicação social?

Vejamos um pouco da sua história.
O primeiro blog surgiu em 1997 com Jorn Barger que criou o termo “Weblog”, e que mais tarde seria abreviado para blog.
No início, eram apenas páginas da web onde alguns divulgavam as suas ideias e opiniões. Em 1999, diversas empresas lançaram softwares que automatizaram a publicação em blogs, que passou a estar “à mão” de qualquer um, pois nem sequer eram necessários grandes conhecimentos de informática para se criar um blog. Em 2000, a criação do “permalink” veio alterar mais uma vez a blogosfera. Agora, os blogs tinham uma localização permanente, sendo assim facilitada a sua procura. Surgiu, também, a possibilidade de se fazer comentários aos artigos publicados nos blogs.

Estava assim criada uma nova forma de comunicação e informação acessível a qualquer pessoa, independentemente da sua actividade profissional. Qualquer um, profissional da comunicação, escritor, figura pública ou simples cidadão, pode criar o seu blog, publicar as
suas ideias, emitir as suas opiniões, que podem ser lidas e comentadas por qualquer outra pessoa em qualquer lugar e em tempo real. É esta a grande riqueza dos blogs.

Dai em diante a blogosfera não parou de crescer a um ritmo estrondoso.

Em 1999, o número de blogs a nível mundial era de cerca de 50. No final de 2000, de poucos milhares. Em 2003, estimava-se que eram cerca de 4 milhões. Actualmente, de acordo com o estudo “State of Blogosphere” existem mais de 50 milhões de blogs, e o seu número continua a crescer a um ritmo verdadeiramente surpreendente.

Os portugueses, também, não ficaram imunes a este fenómeno. Raro é aquele, com acesso à net, que não tenha já visitado um blog, publicado um post ou, simplesmente, feito um comentário. Termos como blogue, blogista, blogosfera, post, fazem já parte da linguagem de muitos portugueses.

Em Janeiro de 2003 existiam em Portugal 174 blogs, alguns meses depois (em Julho) eram 905. E desde então, o seu número tem aumentado de uma forma vertiginosa. O seu lugar e papel como um novo meio de comunicação e informação são já reconhecidos por todos. Basta ver que hoje em dia quase toda a imprensa escrita tem o seu próprio blog.

O novo semanário SOL deu um grande passo em frente ao criar o primeiro “motor” português de blogs. Muitos são os portugueses que já beneficiam desta iniciativa. Muitos outros virão. Eu sou apenas mais uma….

Termino como comecei: se são uma simples moda ou, se pelo contrário, com os blogs nasceu uma nova forma de comunicação e informação só o tempo o dirá, mas estou convencida que a blogosfera nunca irá desaparecer. Está sempre em mutação, com blogs que acabam e outros que nascem. Com novos temas, novos blogistas, novos interesses…

Nenhum comentário:

Postar um comentário